Crescimento: aumento nas importações mostram retomada

Crescimento: aumento nas importações mostram retomada
23 mar 2017

Crescimento econômico no país pode ser percebido pelo aumento das importações, afirma ministro.

O crescimento econômico já apresenta sinais de retomada, segundo o ministro da Indústria, Comércio Exterior e Serviços, Marcos Pereira, medido a partir de dados como o aumento das importações no primeiro bimestre deste ano. O que pode soar como um alento para a grande crise econômica que o país tem passado.

Nos primeiros dois meses de 2017, as importações tiveram um crescimento de 9,2% com aumento dos gastos com bens intermediários (19,5%), e diminuição das compras de bens de capital (-28,5%) e bens de consumo (-1,5%). “Estamos comprando mais, o que sinaliza uma nova perspectiva de produção e comercialização, algo que não tivemos ano passado. É sem dúvida um sinal importante de reaquecimento da economia”, afirmou o ministro. importação

No período, houve aumento nas importações de insumos usados para produção agrícola e para produção industrial de alguns setores como eletroeletrônico, aviação, indústria química e indústria de equipamentos mecânicos, além de combustíveis e lubrificantes.

O ministro lembrou o esforço do governo para ampliar mercados fora do Brasil e disse que o desafio para o futuro é aumentar a participação do País no comércio internacional. “Estamos conversando com o México para aumentarmos nossas relações comerciais”, exemplificou.

Embora o mercado externo seja tratado como prioridade, o ministro colocou as reformas estruturais como essenciais para melhoria do ambiente interno de negócios, o que oferecerá aos empresários condições sustentáveis e reais de crescimento, abrindo portas para futuros investimentos no Brasil.

(Fonte: MDIC | Sem Fronteiras)

Share

Lucas Matos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.