Faculdade YouTube

02 jul 2009

Desde abril deste ano o YouTube mantém um canal de formação de repórteres-cidadãos.

Em tempos de fim da obrigatoriedade do diploma de jornalista no Brasil, é mais um bom tema para debate…

O perfil do canal traz a seguinte apresentação:

“Já captou uma catástrofe natural ou de um crime pela câmera do seu telefone celular? Filmou um comício ou protesto político e, em seguida, entrevistou os participantes? Produziu uma história sobre um problema local em sua comunidade? Se você fizer ou desejar fazer qualquer uma dessas coisas, então você é parte da enorme comunidade de cidadãos repórteres no YouTube, e esse canal é para você.

O Centro de Repórteres do YouTube é um novo recurso para ajudá-lo a aprender mais sobre como relatar as notícias. Ele apresenta alguns dos principais jornalistas e organizações jornalísticas do país partilhando instruções em vídeos com dicas e conselhos para uma melhor comunicação.

Se você tem experiência em comunicação e gostaria de compartilhar suas dicas, fique à vontade para enviá-los para inclusão nesta página.”

O vídeo em destaque nesta semana é uma apresentação de um projeto do St.Petesburg Times. O Polifacts.com, que ganhou o prêmio Pulitzer 2009, uma das maiores honrarias conferidas a trabalhos na área do jornalismo, literatura e música, na categoria site de política, traz dicas de apuração – extremamente válidas nos dias de hoje, em que qualquer pessoa tem o poder de publicar e divulgar suas matérias.

[youtube]Ezo_wsHoxyc&feature=player_profilepage[/youtube]

Até o momento o canal “Reporter´s Center” do YouTube possui 2491 pessoas inscritas e obteve quase 80 mil visualizações nos três meses em que está no ar.

Share

zigmaster

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.