Médico chinês transforma tomografias em arte

27 ago 2009

Um de nossos primeiros posts, no início do The Door to Door Blog, foi sobre “Arte na Radiologia”.

Na ocasião citamos três médicos que usam os equipamentos de diagnóstico por imagem, para criar um tipo de arte diferente. Esta semana um deles, o chinês Kai-hung Fung, ganhou destaque na imprensa internacional. O motivo de seu reconhecimento foi a imagem abaixo, de uma cavidade nasal, que lhe rendeu um prêmio em um concurso da revista Science e da Fundação Nacional para a Ciência, nos Estados Unidos.

kai fung 0

Abaixo trechos da matéria publicada pela BBC Brasil, com entrevista ao artista:

O que Fung criou em 2006 é o que chama de “Técnica Arco-Íris”, na qual adiciona cor às imagens do computador. “Estas imagens que eu crio são produzidas diretamente de um terminal médico de 3D, representando o que eu vejo nele”, disse o especialista. “Eu não uso programas de computador como o Photoshop para mudar mais as imagens.”

“O meu objetivo é preservar a relação direta entre os dados e a obra de arte. É uma verdadeira integração de arte, ciência e tecnologia e tanto pode ser estudada cientificamente quanto apreciada como arte visual.”

“As imagens estão cheias de informação. Cada linha ou ponto representa uma estrutura anatômica específica do organismo em estado normal ou debilitado. Isto cria uma perspectiva pouco comum.”

kai fung 1

Share

zigmaster

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.