No renascer da escola abrem-se as portas de uma comunidade para o mundo

04 maio 2009

Música, poesia e esporte marcam o lançamento do Instituto Cultural Zigma

No último fim de semana a diretoria da Zigma, acompanhada de cerca de 20 funcionários foram a Conselheiro Mata para a inauguração oficial do Instituto Cultural Zigma. A primeira grande ação do ICZ surge a partir de um convênio celebrado entre a Secretaria Estadual de Educação de Minas Gerais (SEE) e a Zigma Importação e Exportação. O acordo regula a parceria entre as entidades e visa atender demandas levantadas por alunos e professores da Escola, além dos demais jovens moradores da região e seus familiares. “Assim beneficiaremos as relações de colaboração e proximidade entre a comunidade educativa, familiares, populações do entorno local” explica Pérsio Vidal, coordenador do Instituto.

Na ocasião foram inauguradas, pela SEE, a quadra poliesportiva e o laboratório de informática – o que mostra o pensamento progressista do governo estadual.

No dia-a-dia da Zigma, em seu trabalho de importação e exportação, o caminho é tão importante quanto o resultado. Por isso conto essa história – uma daquelas que merecem ser contadas – do momento em que começou.

Para quem não teve o prazer de conhecer, Conselheiro Mata é um distrito da histórica Diamantina, localizado em um vale rodeado por serras. A sede, por ser uma área mais plana, arborizada e de clima agradável, mesmo no verão é ideal para passeios ecológicos – principalmente pelas inúmeras cachoeiras de visual paradisíaco que existem no entrono. Com uma população de 420 habitantes, o Distrito é formado por um pequeno agrupamento de casas, uma capela dedicada a Nossa Senhora das Dores e bares. Tudo muito simples.

No meio de tamanha simplicidade uma escola de altíssimo padrão – a E.E Dom Joaquim Silvério de Souza.

Escola Estadual Dom Joaquim Silvério de Souza

Escola Estadual Dom Joaquim Silvério de Souza

Foi nela que Anderson Meira, um dos fundadores da Zigma e vice-presidente do ICZ estudou em sua infância. Lá também sua mãe lecionou por 30 anos. A escola funcionava no modelo de internato até o 2006 quando novas diretrizes políticas e institucionais encerraram com o sistema no Estado.

A partir dessa decisão, alunos que vinham de outros distritos, regiões próximas, migraram de escola, já que esta perdera seu diferencial. Os dois últimos anos foram de extrema dificuldade e luta. Boatos na região sugeriam o fechamento da instituição. Este cenário, porém, foi prontamente alterado com a iniciativa de parceria entre Instituto Cultural Zigma e a SEE.

No renascer da Escola, abrem-se as portas de toda a comunidade para o mundo. Hoje é possível que este Blog, e o principais veículos de comunicação, sejam lidos em Conselheiro Mata. Os antes isolados por quilômetros de estrada sem pavimentação e sinal de telefone fraco são hoje integrados ao mundo.

A cerimônia de lançamento do ICZ em Conselheiro Mata reuniu grande parte dos habitantes da cidade no auditório da Escola (com capacidade para 400 pessoas).

auditorio-frente

 

 Presentes, estavam o vice-prefeito de Diamantina, Miguel Pontes (PPS), a diretora da Superintendencia Regional de Ensino, Maria Helena Almeida, representando a Secretária Vanessa Guimarães, Marcão o vice-prefeito de Monjolos, diretora e ex-diretores da escola, alunos e ex-alunos além de funcionários da Zigma e de representantes da Associação dos Produtores Rurais da região. Todos queriam manifestar seu apoio ao projeto e ao convênio.

Foi uma festa para ser lembrada. Os alunos da Escola apresentaram canções, poesias e um belo número artístico envolvendo garrafas de vidro como instrumento musical.

musica-garrafa

 

Em momento solene discursaram autoridades presentes, todos bem emocionados com o renascimento da escola. O momento de maior alegria foi o anúncio dos cursos oferecidos pelo ICZ aos alunos e demais membros da comunidade. A agenda é variada e explorará prioritariamente a excelente estrutura da escola e as potencialidades da região. A mão de obra formada será absorvida na região – que têm matéria-prima abundantes para diversas manufaturas.

Agenda 1º semestre:

1 ) INFORMÁTICA
2 ) PRODUÇÃO DE DOCES, CONSERVAS E POLPAS PARA APROVEITAMENTO DE FRUTAS LOCAIS OU REGIONAIS
3 ) MARCENARIA E CARPINTARIA, VOLTADAS À CONSTRUÇÃO CIVIL E MANUTENÇÃO DE INSTALAÇÕES
4 ) ELETRICISTA INSTALADOR
5 ) QUALIFICAÇÃO DE PROFISSIONAIS PARA CONSTRUÇÃO CIVIL ( PEDREIRO, MESTRE DE OBRAS, AJUDANTE)
6 ) APICULTURA / MANIPULAÇÃO E PRODUÇÃO DE PRODUTOS APÍCOLAS ( Mel, própolis e derivados )

2º semestre:

1 ) FORMAÇÃO DE VIVEIRISTAS, PRÁTICAS AGROECOLÓGICAS DE MANUTENÇÃO DE VIVEIROS
2 ) TRATORISTA E OPERADOR DE IMPLEMENTOS AGRÍCOLAS (arado, grade, colhetadeira, plantadeira, etc)
3 ) BOMBEIRO HIDRÁULICO / ENCANADOR
4 ) FABRICA ÇÃO DE PÃES, PIZZAS E TORTAS ENRIQUECIDAS (de ALTO TEOR NUTRICIONAL)
5 ) QUALIFICAÇÃO PROFISSIONAL NA COLHEITA E MANIPULAÇÃO DE ESPÉCIES PARA PRODUÇÃO DE

BIOCOMBUSTÍVEIS.
6 ) FORMAÇÃO DE MONITORES PARA TURISMO AMBIENTAL RESPONSÁVEL / TURISMO SOLIDÁRIO

As atividades do lançamento foram fechadas com chave de ouro. Uma partida amistosa de futebol entre funcionários da Zigma e o time da escola marcou a estréia da nova quadra.

 futebol-conselheirofutebol-2futebol-3

 

A todos os presentes e envolvidos no projeto, o Instituto Cultural Zigma agradece imensamente. Essa não será a única atividade do Instituto – mas é um enorme e gratificante primeiro passo. Contamos com o apoio de nossos parceiros para seguir em frente com esse tipo de iniciativa que acreditamos ser o verdadeiro valor de uma empresa e a única solução para um mundo melhor.

Quem sabe, no futuro, os agora beneficiados pelo ICZ possam voltar e replicar o bem para sua comunidade…

Em tempo:
Não só de solenidades foi o fim de semana. Nós, da Zigma, aproveitamos para conhecer as maravilhas naturais da região.dsc03532-2dsc03538-2

Agradecemos à comunidade de Conselheiro Mata pela hospitalidade. Iremos, sem dúvida, fazer mais visitas em breve.

Share

zigmaster

Observações

  1. Ramaya Vallias Diz: maio 5, 2009 at 10:16 am

    Gostaria de Parabenizar a Zigma, pelas atividades que muito nos exalta, através do Instituto Cultural Zigma. Realmente foi um momento muito emocionante, principalmente por ver que as crianças possuem uma sede de conhecimento, e que o ICZ, certamente levará a escola, os cursos que agregarão em conhecimento e prática.

  2. […] Para saber mais sobre a história do ICZ em Conselheiro Mata clique aqui. […]

  3. adarlene Diz: maio 19, 2009 at 7:47 pm

    Sou ex aluna,e fico maravilhada de ver a comunidade crescer bj

  4. Araci Nonata Ribeiro Diz: julho 16, 2009 at 8:40 pm

    Oi,fiquei muito feliz em saber que a escola não fechou,mas sim abril as portas para jovens dando-os novas oportunidades.Me formei ai e tenho muito orgulho disso;Espero poder retornar ai algum dia para uma visita.Sucesso neste novo projeto e tudo de bom.

  5. maria beatriz soares simoes Diz: julho 25, 2009 at 11:57 pm

    sou ex aluna desta escola, sou professora, terminei agora mestrado em serviço social, procurei algo sobre conselheiro mata, encontrei esta maravilha,meu coração viajou em toda a região, senti…saudades….amei curvelo mg

  6. Ione Alvares Torres Diz: julho 28, 2009 at 11:46 pm

    Como ex-aluna desta Escola, lamentei profundamente a perda do projeto de educação da sábia educadora russa Helena Antipoff, que eu tive a honra de conhecer pessoalmente.
    Se em cada município brasileiro houvesse uma escola como esta, este país daria um salto gigantesco na Educação.
    Sempre tive vontade de escrever sobre este projeto e apresentá-lo ao governo deste país.
    O “renascer desta escola” me faz renascer também. Parabéns Anderson Meira.

  7. […] início de Maio publicamos uma matéria sobre o lançamento do Instituto Cultural Zigma e sua atuação na Escola Estadual Dom Joaquim […]

  8. ívia ladeia/janauba/mg Diz: setembro 26, 2011 at 6:33 pm

    Tive o previlégio de estudar na Escola Dom Joaquim Silvério de Sousa de Conselheiro Mata, escola modelo na arte de educar com qualidade. parabéns oa ZIGMA e ao Anderson Meira por continuarem dando vida aquele recanto sagrado

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.